Criminoso é condenado após jogar água fervente no rosto de policial

29/12/2022 - 10:46 hs

A Polícia Metropolitana de Londres (Met Police, na sigla em ingês) divulgou nas redes sociais a informação sobre a condenação de um homem que atacou dois policiais em julho deste ano. Astrit Mala, de 47anos, chegou a jogar água fervente em um deles, causando graves lesões.

O crime ocorreu em 1º de julho deste ano, enquanto eles ajudavam funcionários do conselho local a removê-lo de sua propriedade em Southall, Oeste de Londres.

Ao entrar no apartamento, Mala jogou duas xícaras de chá no rosto dos policiais antes de jogar água fervente de uma chaleira em um deles, deixando a vítima com horríveis queimaduras faciais.

Durante o ataque, ele gritou insultos aos policiais, incluindo calúnias racistas e supostamente ameaçou matá-los. No Twitter, a corporação deu detalhes da sentença, incluindo duas imagens que mostram o rosto do policial já em fase de cicatrização, mas ainda bastante ferido.

Pena de prisão convertida em multa

Ele foi preso por lesão corporal com dolo, além de acusações de ameaças de morte e ofensa à ordem pública agravada racialmente. O criminoso foi condenado a 26 semanas de prisão, mas a pena acabou convertida a uma multa de £ 500 (aproximadamente R$ 3,1 mil) e a exigência de atividade de reabilitação em até ao máximo de 40 dias.

Em 7 de dezembro, no Tribunal de Magistrados de Uxbridge, Mala se declarou culpado de duas acusações de agressão a um funcionário da emergência e uma ofensa à ordem pública agravada por racismo.

Revolta nas redes sociais

A condenação gerou revolta entre a população e a própria polícia, que questionou a decisão do tribunal. No Twitter, centenas de britânicos criticaram a pena aplicada, ressaltando que isso apenas fortalecerá a impunidade.

“Um ataque racial agravado a um policial em serviço. Eles se perguntam por que as pessoas se revoltam”, comentou um seguidor no Twitter.

Em outra declaração, a Met Police lamentou a decisão da Justiça e falou sobre agressões sofridas por policiais em serviço. “Muitas vezes, os policiais sofrem agressões, ameaças e abusos em serviço. Há uma média de 135 agressões físicas contra oficiais e funcionários do Met toda semana. Cada agressão é chocante e pode ter consequências devastadoras para a vítima. Essas ofensas devem ser levadas a sério.”